EXERCÍCIO DE SIMULACRO – PARQUE DE CAMPISMO E CARAVANISMO
No âmbito da implementação do Plano de Segurança e respetivas medidas de autoproteção, teve lugar no passado dia 14 de novembro, um exercício de simulacro nas instalações do parque de campismo e caravanismo de Olhão, unidade da responsabilidade do Sindicato do Bancários de Sul e Ilhas.
Integrado no âmbito do Plano de Segurança deste Parque de Campismo, o simulacro foi o resultado de meses de preparação e implementação do Plano de Emergência Interno, desta instituição, o qual contou com o apoio de Carlos Viegas, da empresa BeSafe, especializada na área da segurança contra incêndio em edifícios e recintos.
Para observadores do exercício, foi convidada uma equipa composta pelos Bombeiros Municipais de Olhão, Serviços Municipal de Proteção Civil e Guarda Nacional Republicana.
Este exercício contou ainda com a participação ativa dos Bombeiros Municipais de Olhão, que aproveitaram para testar a prontidão e eficácia dos meios num cenário de incêndio urbano a Guarda Nacional Republicana que atuou do controlo do transito e acessos ao Parque de Campismo.
Neste exercício foi simulado um foco de incêndio num dos bungalows, localizados num setor junto à entrada do parque, sendo este um local de risco de incêndio agravado. O cenário previu uma ocorrência e a tentativa de combate a incêndio com recurso a extintor portátil tipo ABC, não sendo possível conter o incêndio é dada a informação à receção e ao Delegado de Segurança o qual ativa o PEI (Plano de Emergência Interno) do parque de campismo o qual prevê a evacuação da zona dos Bongalows, snack bar, supermercado, livraria, receção e apartamentos junto à receção, bem como o corte dos acessos à zona da ocorrência.
A evacuação decorreu de forma ordeira, sem incidentes e respeitando as boas práticas que se exigem nestas situações. No final, realizou-se uma reunião com os intervenientes para avaliar e discutir o resultado do exercício, tendo sido ainda discutidos procedimentos que podem ser aperfeiçoados, sempre numa perspetiva de melhoria contínua.
A atitude preventiva e colaborante de todos os participantes, a preocupação demonstrada para com o bem-estar dos clientes, o empenho, a formação e a constante preocupação por parte de todos os colaboradores deste Parque de Campismo foram o fator-chave para o sucesso deste exercício.